PSICOLOGIA
A Psicologia é a ciência da vida mental, estuda o comportamento, a emoção e as relações humanas e atua na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de conflitos e patologias de origem psico-emocional. Acompanha diversos tipos de problema, independentemente da origem ser fisiológica/orgânica, existencial, traumática. Qualquer pessoa, com ou sem perturbação diagnosticada, poderá beneficiar de uma intervenção psicológica, de forma a aumentar o conhecimento de si própria ou trabalhar qualquer tipo de questões vivenciais (existenciais).
PSICOLOGIA CLÍNICA
A Psicologia Clínica atua ao nível dos conflitos, patologias e dificuldades da pessoa, facilitando o autoconhecimento e a mobilização para a mudança. Consiste, essencialmente, numa forma de intervenção que privilegia o relacional, ou seja, a qualidade da relação entre o psicólogo e o seu utente. Assim, cabe ao psicólogo clínico, independentemente do seu quadro teórico, intervir ao nível da diminuição ou re-equacionação dos problemas que lhe são apresentados.
PSICOTERAPIA INDIVIDUAL
A Psicoterapia é uma forma de terapia que, dependendo da escola que é seguida, poderá assumir a perspetiva psicanalista, a cognitivo-comportamental, a sistémica e a integrativa.
Não existem modelos certos ou errados. O que determina a escolha da abordagem psicoterapêutica está, geralmente, relacionado com a formação do terapeuta, a natureza do pedido (o que levou à consulta) ou até mesmo a personalidade do próprio cliente.
A consulta psicológica assenta nas seguintes áreas:
- Psicologia Infantil
- Psicologia do adolescente
- Psicologia do Adulto
- Terapia de Casal
- Terapia Familiar
- Neuropsicologia