ACUPUNCTURA
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) possui um método próprio de diagnóstico e apresenta como principais métodos terapêuticos: acupunctura, dietética chinesa, fitoterapia, psicoterapia chinesa, massagem Tuina e Qigong.
O especialista de MTC pode usar, em cada paciente, apenas um dos métodos, ou vários em qualquer combinação, pois são totalmente coerentes entre si e, no essencial, garantem, com diferentes graus de eficácia de acordo com o caso, resultados equivalentes.
ACUPUNCTURA
Modalidade terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa que procura equilibrar o organismo através da inserção de agulhas em determinados pontos chamados de “pontos de acupunctura ou acupontos”, que estimulam a libertação de substâncias químicas e promovem efeitos analgésicos e/ou anti-inflamatório. Pode-se também utilizar conforme o caso, estímulos térmicos, mecânicos ou de outros tipos, tais como a ventosaterapia e a moxabustão.
O QUE PODE TRATAR?
Doenças, sintomas ou condições que a MTC provou ser uma abordagem terapêutica eficaz:
– Dor crónica: artrose da anca, joelho, lombalgia crónica, ciatalgia, cefaleia de tensão, enxaqueca, cervicalgia, omalgia, dismenorreia, dor
pós-operatória, artrite reumatoide.
– Rinite alérgica, asma, eczemas.
– Distúrbios mentais ou psicossomáticos: depressão, ansiedade, ataques de pânico, fibromialgia, insónias.
– Epigastrialgias (úlcera péptica, azia, gastrite crónica), náuseas, vómitos, síndrome do cólon irritável, doenças inflamatórias intestinais
– Comportamentos aditivos e de dependência: tabagismo, toxicodependência, alcoolismo.
– Reações adversas aos tratamentos de radio e quimioterapia, entre outras.