VERA PEREIRA

PSICÓLOGA CLÍNICA

PERCURSO PROFISSIONAL E ACADÉMICO

  • Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos, desde 2013, portadora de Cédula Profissional n.º 19908, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde.
  • Licenciatura em Psicologia e Mestrado em Psicologia da Educação, com especialização em contextos comunitários pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, pela Universidade dos Açores, em março de 2013.
  • Pós-Graduação Intensiva em Terapias Cognitivo-Comportamentais: Avaliação e Intervenção, pelo Instituto CRIAP, em agosto de 2016.
  • Formação Profissional em Avaliação e Intervenção Psicológica com Crianças e Jovens, através da ForAll.
  • Formação Profissional em Planos e Estratégias de Intervenção Psicológica com Adultos, através da ForAll.
  • Avaliação Psicológica de Condutores, pelo Instituto CRIAP, em março de 2018.
  • Exerceu funções de psicologia na Clínica CAL – Clínica do Aparelho Locomotor – no âmbito da avaliação e intervenção psicológica, entre 2013 e 2019.

A MINHA MOTIVAÇÃO

Sou essencialmente uma apaixonada pelo mundo, por tudo aquilo que ele nos pode proporcionar.
Amo a psicologia por me permitir olhar o outro sem preconceitos, sem máscaras. Tal como ele é… o seu íntimo, o seu ser num todo.
Motiva-me o ser humano como um ser igual a tantos outros, mas tão diferente na sua forma de pensar, de agir, de sentir – a capacidade de entrar no seu mundo e ajudá-lo a ultrapassar aquilo que o faz sofrer, de forma a voltar a ser uma pessoa com capacidade de olhar novamente o mundo, com outra cor, com outro ânimo – a vida não precisa ser apenas preta ou branca… vamos pintá-la de verde, de amarelo, de laranja, de azul… um autêntico arco iris.
Ser psicóloga é ter a capacidade de me colocar no lugar do outro, de escutá-lo sem o julgar e mostrar-lhe a minha inteira disponibilidade de estar ali com ele… dando-lhe todo o tempo que considerar necessário.
Ser psicóloga é, assim, permitir-me estar em constante evolução, desenvolvimento… quer em termos científicos, quer nas relações construídas com os outros, pacientes, amigos, colegas, familiares… todas as pessoas com as quais nos relacionamos no nosso dia a dia… porque estamos sempre a aprender, com todos.